
Chuva de arroz no casamento
Compartilhe
Jogar arroz nos noivos na saída do altar é bem mais do que um momento de descontração deles com os convidados. A chuva de arroz é uma tradição de casamento que vem de muito tempo atrás e é repleta de significados. Hoje, os noivinhos mais modernos substituíram o arroz por outros elementos, mesmo assim o arroz ainda é o queridinho de muitos casais.
Uma das mais antigas tradições de casamento, o costume de jogar arroz originou-se com os antigos hindus e chineses. Nessas culturas, o grão de arroz representava frutificação e prosperidade. Na China Antiga, há mais de 2000 anos antes de Cristo, o arroz já era tido como garantia de saúde e como símbolo de fartura. Acreditava-se que o lançamento de arroz nos noivos após a cerimônia era um oferecimento de fertilidade. Segundo a lenda, tudo teve início quando, um mandarim (cargo público de alto escalão no Império Chinês) resolveu realizar o casamento de sua filha sob uma "chuva" de arroz, a fim de demonstrar sua riqueza e amor pela moça. A partir de então, o costume foi se espalhando pelo mundo todo, como uma forma de manifestar o desejo dos convidados de prosperidade e fertilidade ao casal.
Para muitas culturas, a chuva de arroz faz parte do protocolo do casamento, atualmente, algumas igrejas são contra a chuva de arroz. O casamento moderno ainda mantém muitas tradições, mas faz suas adaptações e releituras. No caso da chuva de arroz para as noivas mais criativas, uma boa dica é distribuir para os convidados arroz colorido antes da cerimônia, muitos noivos preferem optar por alternativas como pétalas de rosas e outras flores que além de ser lindo simboliza o romantismo. Além disso, também já foram experimentadas outras opções: bolhas de sabão, que fica superdivertido e dá um lindo efeito, fitas, papel picado, toque de pequenos sinos, e por aí vai. Outra ideia divertida que tem sido muito usada é o uso de velas pirotécnicas.
Weddingday
Texto por: Lara Lima
Equipe Sidnei Rodrigues


